16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
Os textos bíblicos, como Salmos 139.16, Hebreus 4.13 e Apocalipse 20.12, nos oferecem uma visão profunda sobre a onisciência de Deus. Estas passagens nos lembram que Deus conhece todas as nossas ações e pensamentos, e que nada está oculto aos Seus olhos. Salmos 139.16, por exemplo, afirma: ‘Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda.’
Siga o canal “Leitura Diária da EBD” no WhatsApp
Hebreus 4.13: Tudo Está Patente Diante de Deus
Hebreus 4.13 reforça essa ideia, afirmando que ‘E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.’ Este versículo nos lembra que diante de Deus, todas as nossas obras e intenções estão claras e visíveis. Não há como esconder nossos atos de Deus, pois Ele é onipresente e onisciente.
O Julgamento Final em Apocalipse 20.12
Em Apocalipse 20.12, encontramos uma descrição do julgamento final: ‘E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.’ Esta passagem nos alerta sobre a importância de nossas ações e nos incentiva a viver de acordo com os princípios divinos, sabendo que um dia seremos julgados por nossas obras.
Reflexão Sobre Nossa Conduta
À luz dessas escrituras, é essencial refletirmos sobre nossas ações diárias. Saber que nossas obras estão escritas diante de Deus nos chama a uma vida de integridade e justiça. Devemos buscar viver de maneira que honre a Deus, conscientes de que Ele conhece cada detalhe de nossas vidas.