Leitura Diária
11 A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.12 E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.13 Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.
1 Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.2 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,3 Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
O cenário bíblico nos oferece uma série de narrativas que são ecoadas ao longo dos tempos. Passagens como Gênesis 6.11-13 e 2 Timóteo 3.1-4 proporcionam uma compreensão mais profunda sobre a condição humana e os fatores que motivam a violência, como exemplificado na história de Hamã.
Siga o canal “Leitura Diária da EBD” no WhatsApp
Gênesis 6.11-13: Corrupção Universal
Em Gênesis 6.11-13, lemos que ‘a terra estava corrompida diante de Deus’ e ‘cheia de violência.’ Este trecho reflete um momento em que a maldade humana tinha atingido seu apogeu, resultando na decisão divina de trazer o dilúvio. Esta narrativa inicial nos mostra o ponto de vista bíblico sobre a decadência moral e a violência como um resultado inevitável.
2 Timóteo 3.1-4: Os Últimos Dias
Avançando para o Novo Testamento, 2 Timóteo 3.1-4 oferece outra perspectiva sobre a natureza humana. Paulo adverte que nos ‘últimos dias’ virão tempos difíceis, pois as pessoas serão ‘egoístas, avarentas, jactanciosas, arrogantes, blasfemas, desobedientes aos pais, ingratas, ímpias, sem afeição natural, implacáveis, caluniadoras, sem domínio de si, cruéis, inimigas do bem.’
Este alerta é relevante para entender a continuidade do comportamento humano corrupto ao longo das eras, vinculando-o aos tempos bíblicos e contemporâneos.
Hamã e a Motivação para a Violência
Examinando a figura de Hamã no livro de Ester, fica claro que sua motivação para a violência remonta a tempos longínquos. Hamã, movido pelo orgulho e rancor, buscou aniquilar os judeus, refletindo um desejo profundo e antigo de poder e vingança.
A história de Hamã nos lembra que o desejo de violência e destruição tem raízes profundas, e a Bíblia nos oferece vislumbres desse comportamento recorrente. Ao estudar essas passagens e a vida de figuras como Hamã, podemos obter um melhor entendimento das causas subjacentes da violência na humanidade.
Conclusão
Quando refletimos sobre passagens como Gênesis 6.11-13 e 2 Timóteo 3.1-4, junto da história de Hamã, fica evidente que a motivação para a violência e corrupção são temas antigos e universais. A narrativa bíblica nos convida a uma introspecção sobre nossa própria natureza e as forças que moldam nossas ações. Com este entendimento, estamos melhor equipados para reconhecer e enfrentar essas tendências em busca de uma sociedade mais justa e pacífica.