A instituição do diaconato

Atos 6

1 Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
2 E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
5 E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;
6 E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.
7 E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.

O diaconato é um ministério de serviço na igreja cristã, que tem sua origem no relato de Atos 6.1-7. Nesse texto, vemos que os apóstolos enfrentaram um problema de distribuição de alimentos entre as viúvas dos judeus helenistas (que falavam grego) e dos judeus hebreus (que falavam hebraico). Para resolver essa questão, os apóstolos convocaram a comunidade e propuseram que fossem escolhidos sete homens “cheios do Espírito Santo e de sabedoria” para cuidar dessa tarefa, enquanto eles se dedicariam à oração e ao ministério da palavra. A proposta agradou a todos e foram escolhidos Estêvão, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, que foram apresentados aos apóstolos e receberam a imposição das mãos.

Esse episódio é considerado o início do diaconato na igreja, pois mostra a necessidade de se estabelecer um grupo de pessoas responsáveis pelo serviço social e pela assistência aos necessitados. O termo “diácono” vem do grego “diakonos”, que significa “servo, ministro, assistente”. Os diáconos, portanto, são aqueles que servem à igreja e ao próximo com amor, humildade e dedicação. Eles não são inferiores aos pastores ou presbíteros, mas exercem um papel complementar na obra de Deus.

O diaconato é uma instituição bíblica e histórica, que tem sido valorizada em diversas denominações cristãs ao longo dos séculos. Os diáconos têm contribuído para o crescimento e a edificação da igreja, tanto na dimensão espiritual quanto na material. Eles são exemplos de fé, caráter e serviço, que devem ser reconhecidos e respeitados por todos os membros do corpo de Cristo.

Deixe um comentário

While viewing the website, tap in the menu bar. Scroll down the list of options, then tap Add to Home Screen.
Use Safari for a better experience.