O rei Assuero decide escolher uma nova rainha

Ester 2.
1 Passadas estas coisas, e apaziguado já o furor do rei Assuero, lembrou-se de Vasti, e do que fizera, e do que se tinha decretado a seu respeito.
2 Então disseram os servos do rei, que lhe serviam: Busquem-se para o rei moças virgens e formosas.
3 E ponha o rei oficiais em todas as províncias do seu reino, que ajuntem a todas as moças virgens e formosas, na fortaleza de Susã, na casa das mulheres, aos cuidados de Hegai, camareiro do rei, guarda das mulheres, e dêem-se-lhes os seus enfeites.
4 E a moça que parecer bem aos olhos do rei, reine em lugar de Vasti. E isto pareceu bem aos olhos do rei, e ele assim fez.

O Livro de Ester é um dos textos mais fascinantes do Antigo Testamento, repleto de intrigas palacianas e reviravoltas dramáticas. No capítulo 2, versículos 1 a 4, somos apresentados a um momento crucial: a escolha de uma nova rainha pelo rei Assuero.

Siga o canal "Leitura Diária da EBD" no WhatsApp

A Decisão do Rei Assuero

Após a destituição da rainha Vasti, o rei Assuero decide selecionar uma nova consorte. Para isso, ele convoca jovens virgens de todo o império para que se apresentem diante dele. Esse processo não é apenas uma questão de beleza, mas também de caráter e graça, atributos que a futura rainha deveria possuir.

A Escolha de Ester

Ester, uma jovem judia órfã criada por seu primo Mordecai, é uma das candidatas. Apesar de suas origens humildes, Ester possui uma beleza e uma graça que cativam aqueles ao seu redor. Sob a orientação de Mordecai, ela mantém sua identidade judaica em segredo enquanto participa do processo de seleção.

Importância da História

O relato do rei Assuero e a escolha de Ester como rainha não é apenas uma história de ascensão social. É um testemunho da providência divina e da importância de coragem e fé. Ester, com o tempo, desempenha um papel crucial na preservação de seu povo, demonstrando que a sabedoria e a força de caráter são tão essenciais quanto a beleza física.

Em suma, a escolha de uma nova rainha pelo rei Assuero nos mostra que, muitas vezes, as decisões aparentemente mundanas podem ter implicações profundas e eternas. A história de Ester continua a inspirar e a ensinar lições valiosas sobre liderança, fé e coragem.