Mulheres sábias compreendem o seu papel no Reino de Deus

Rute 1.
11 Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?
12 Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos,
13 Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim.

O livro de Rute é uma das obras mais inspiradoras das Escrituras, destacando a fé, lealdade e sabedoria de mulheres que desempenharam papéis cruciais no plano divino. Nos versículos de Rute 1:11-13, encontramos uma poderosa narrativa sobre escolhas e sacrifícios, que nos proporciona valiosas lições sobre o papel das mulheres sábias no Reino de Deus.

Siga o canal "Leitura Diária da EBD" no WhatsApp

Entendendo Rute 1:11-13

Nos versículos de Rute 1:11-13, Noemi fala com suas noras, Orfa e Rute, após a morte de seus maridos. Ela insistentemente pede que retornem às suas famílias de origem, pois acredita que não há futuro para elas em Israel. Aqui, vemos uma mulher que, apesar de sua dor, demonstra sabedoria e altruísmo, orientando suas noras a tomarem decisões que seriam melhores para elas.

Mulheres Sábias e Seu Papel no Reino de Deus

As ações de Noemi e Rute são emblemáticas de mulheres sábias que compreendem o seu papel no Reino de Deus. Noemi, mesmo em sua tristeza, mostra força e discernimento. Rute, por sua vez, exemplifica lealdade e fé ao escolher seguir Noemi, abraçando um futuro incerto mas confiando na providência divina. Este ato de fé e amor fortalece sua posição dentro do plano de Deus, culminando em sua inclusão na linhagem de Jesus Cristo.

Lições para Hoje

A história de Noemi e Rute nos ensina que as mulheres sábias são aquelas que, independentemente das circunstâncias, buscam compreender e cumprir o propósito de Deus em suas vidas. Elas são exemplos de fé, resiliência e amor ao próximo, qualidades essenciais para edificar o Reino de Deus. Que possamos aprender com essas mulheres e aplicar suas lições no nosso dia a dia, confiando sempre na sabedoria e no plano divino.