Ester se torna rainha: um ato da providência divina

Ester 2.
16 Assim foi levada Ester ao rei Assuero, à sua casa real, no décimo mês, que é o mês de tebete, no sétimo ano do seu reinado.
17 E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti.

O livro de Ester é um dos componentes mais fascinantes do Antigo Testamento. Ele conta a história de uma jovem judia que, contra todas as probabilidades, torna-se rainha da Pérsia. O foco deste post é a providência divina revelada nos versículos Ester 2:16-17, onde Ester se torna rainha.

Siga o canal "Leitura Diária da EBD" no WhatsApp

A Escolha de Ester

Ester, uma jovem de origem humilde, foi levada ao palácio do rei Assuero (Xerxes) durante uma busca por uma nova rainha. Ester 2:16-17 descreve o momento crucial em que ela é escolhida. 'Ester foi levada ao rei Assuero, ao seu palácio real, no décimo mês, que é o mês de Tebete, no sétimo ano do seu reinado. E o rei amou Ester mais do que todas as outras mulheres, e ela ganhou graça e favor aos seus olhos mais do que todas as outras virgens. Então ele pôs a coroa real na cabeça dela e a fez rainha em lugar de Vasti.'

Providência Divina em Ação

Este evento não é apenas um conto de fadas antigo; é um exemplo claro da providência divina. A ascensão de Ester ao trono não foi um mero acaso. A narrativa bíblica nos mostra que Deus estava orquestrando cada detalhe para proteger Seu povo, os judeus, de uma ameaça iminente. Este ato de providência divina é um tema central no livro de Ester, lembrando-nos que Deus atua nos bastidores de nossas vidas para cumprir Seus propósitos.

Conclusão

O relato de Ester 2:16-17 destaca a importância da fé e da confiança na providência divina. A jornada de Ester de uma jovem humilde a rainha da Pérsia é um testemunho poderoso de como Deus pode usar circunstâncias inesperadas para realizar Seus planos. Que possamos aprender a confiar na providência divina em nossas próprias vidas, sabendo que, mesmo quando não vemos, Deus está trabalhando para o nosso bem.